quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Bethi


Seus 70 anos não impediam os risos quando observava as meninas pulando elástico, lembrava das vezes que voava cantando rimas que havia aprendido com a irmã mais velha. Ficava à janela de casa, acenava para as vizinhas, comprava leite pela manhã, comprava pão e cuidava de alguns pássaros. Só estudou até a oitava serie e ainda se lembrava dos cabelos presos que a mãe penteava, cuidadosamente, bem cedo.
Com 30 anos ouviu as noticias sobre a segunda guerra, ouviu sobre as passeatas e a proibição de falar “passeata”, mas nunca soube ao certo as coisas da guerra.
Morava perto da casa de minha avó, era amiga de minha avó. Eu vi aquela mulher durante toda minha infância, ficava mais bonita com azul, combinava com seus cabelos alvos e sua pele quase sem sol.
Ontem voltei a cidade, percorri caminhos de minha idade pouca e vi emoldurada numa janela azul a mesma senhora que vi durante toda a minha infância. Reparei que nunca havia prestado atenção aos seus olhos, mas ontem fiz isso e consegui ver sua curiosidade escondida em um olhar disfarçado, já quando nos afastávamos passando na rua em que ela mora. Pensei em quantas coisas ela pensa ali daquela janela. Eu também fiquei curiosa , quis saber de seu baú , das coisas que ainda tem guardadas, da infância, quis ser curiosa da sua vida , do mesmo jeito que ela pareceu ser da de todo mundo - a curiosidade inocente, a curiosidade de saber como é ser cada um, como é passar por coisas que não passará -. Vi beleza na curiosidade dela e vi idade, vi despedida, da próxima vez talvez ela não esteja mais lá.

9 comentários:

everton disse...

Gostei muito...Lindo demais...Você tá cada vez melhor.
Parabéns!!!!

Nívia Maria Vasconcellos disse...

Mais uma vez as velhinhas (no sentido afetivo, é claro)aparecem nas suas crônicas para mostrar sua sensibilidade. Dona Célia até o momento é insuperável. Mas Bethi chega perto. Beleza e leveza.

Parabéns!

lisi disse...

Bonito texto, maduro, sensível, muito bem escrito!!!
Vá em frente, moça!!!

Camila Fortunato disse...

Olá Ana! Gostei muito dos seus textos. Não pare nunca!!
Vou linkar vc. E voltarei mais vezes.
Até!

Marcelo Vinicius disse...

Muito bom! Parabéns!

Tataá Albuquerque disse...

Bacana o post heim!
Gostei bastante!
Vou dar uma olhadinha nos demais!
=D

Unknown disse...

esse texto quase me fez chorar mas segurei as lagrimas, tocante mesmo,,bjs

Dom disse...

O olhar da idade é aniquilador. Vejo-o geralmente apedrejando a nós, jovens, dizendo "coitados, não sabem o que fazem". E conseguem fazer isso sem aparentar empáfia.

Henrique Fendrich disse...

Moça, eu gosto das suas crônicas. Eu e um amigo estamos com um projeto de montar um blog com 7 escritores, um para cada dia da semana. Isso garantiria uma atualização constante do blog, e a gente poderia agregar mais leitores. Tem interesse em participar? Meu email é rikerich@gmail.com